sábado, 31 de maio de 2008

Pelo uso (consciente) da vírgula

Duas pessoas conversando. Uma diz: Como disse? E a outra: Como, disse. Quem usa internet com certa frequência já deve estar acostumado ao famoso internetês...opiniões diversas, a minha diz que é mais uma forma de linguagem, que cumpre bem a finalidade à qual se destina. Particularmente, só não gosto é daquela imensidade de deseinhos que se misturam às letras no MSN formando uma verdadeira carta enigmática, apavorante! Em vez de uma forma ágil de comunicação vira o oposto, acaba-se perdendo um tempão decifrando tantos códigos.
Até mesmo verdadeiros assassinatos à língua portuguesa são permitidos, afinal, ninguém vai interromper uma conversa para corrigir a pessoa do outro lado que escreveu "axo" ou "bixo", embora algumas vezes essa gramática desnormativa me cause verdadeiros arrepios.
Agora, se na internet vale a velha máxima que reza que o importante é comunicar, não dá pra dispensar o uso dos sinais de pontuação. Uma vírgula muda tudo. Numa dessas conversas informais, em determinado momento um colega dizia; "Ah! aquela outra doida..." No contexto da conversa, se ela era a outra doida a primeira era eu! Tudo bem que sou avessa à normose, mas aí a ser chamada de doida já é um pouco demais. Quase tive um surto até me convencer que a intenção era expressar: "Ah! aquela outra, doida"...
Navegando, encontrei uma comprovação para essa minha neurose gramatical em relação ao uso dos sinais de pontuação. Afinal de contas, uma vírgula muda tudo e o uso consciente deste recurso pode dissipar qualquer tipo de ambigüidade.
A vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

E vilões...
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.


E pode multiplicar doidas...E nesse caso a vírgula não é um elemento neutro. Uma vírgula muda tudo.
Para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Nenhum comentário: