segunda-feira, 7 de abril de 2008

Orca: Software livre e acessibilidade aos cegos

Quando falamos em acessibilidade à pessoas cegas e em leitores de tela, o software mais difundido hoje é o Dosvox desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro . Trata-se de um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho. O dosvox está disponível para download aqui.

Mas em se tratando do Linux, o sistema operacional Fonte Aberta mais difundido entre usuários domésticos, existe o Orca. O Ubuntu Linux, a terceira distribuição Linux conhecido em todo o mundo, além de ter vários aplicativos, possui essa ferramenta de acessibilidade que permite a utilização pelos deficientes.

A distribuição Ubuntu traz uma vantagem: Ela roda a partir do CD, o que permite primeiro testar a navegação no sistema, para depois decidir se quer instalar ou não. O Fato do Orca poder ser ativado nessa circunstância, permite até que um cego instale o sistema na máquina com o auxílio por voz, ao passo que no Windows ele precisará de alguém que enxerga, pois não terá leitor de tela nessa etapa. Assim sendo, formatar o sistema e instalá-lo fica completamente acessível a uma pessoa cega, o que antes não era.
Site para baixar o Ubuntu: http://www.ubuntubrasil.org/Procure a versão Desktop CD.
A vantagem da utilização de um software livre, é que podendo seu código ser alterado por qualquer programador, cada usuário pode fazer as modificações que julgar convenientes, os problemas no caso de um bug, por exemplo (falhas no código fonte) também podem ser resolvidos num menor espaço de tempo e de forma mais econômica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima dica. Este software além de ser uma ótima opção "livre", traz a tona uma questão primordial, a inclusão digital é direito de todos, mesmo que o individuo possua alguma necessidade especial, ele tem o direito de usar tecnologia. Parabéns pelo blog.

Unknown disse...

Tem muito que melhorar mais ainda sin é uma ferramenta maravilhosa, meu trablaho de TCC foi voltado totalmente para esses tipos de ferramentas e o orcar sem duvida, dentre as ferrentas nativas dos S.Os do mercado é a melhor