quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

A TV do Futuro é quase Presente

TV digital, a onda do momento...Depois do computador, do celular popular, e de tantas outras tecnologias chegou a vez da televisão se modernizar. Uma versão que mais se parece com a televisão dos Jetsons, aquele desenho animado que conta histórias de uma família do futuro. Ela é uma mistura da televisão como conhecemos, com uma pitada de computador, mais uma dose de telefone... Consegue imaginar? Pode acreditar, essa televisão do futuro está bem próxima da nossa casa.
Mas, culturalmente falando, o que muda com esta nova tecnologia?

Especialista em TV e educação comenta como a televisão digital pode mudar a formação cultural

Começaram no dia 2 deste mês as primeiras transmissões da televisão digital gratuita no Brasil. Inicialmente, somente a Região Metropolitana de São Paulo irá receber o sinal da novidade, mas ao longo de 2008, o governo federal prevê que todas as capitais brasileiras já sejam receptoras da tecnologia. Especialista no assunto, a diretora do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e autora do livro “Televisão Educativa: a Responsabilidade Pública e as Preferências do Espectador”, Mônica Fort, comenta como os novos recursos oferecidos pela televisão digital podem mudar a formação cultural brasileira.
Para Mônica, as principais mudanças não serão percebidas tão cedo. “Em 2003, o Brasil tinha cerca de 57 milhões de aparelhos de televisão. De lá para cá tivemos uma Copa do Mundo e os jogos Pan-Americanos realizados no Rio de Janeiro, fatores que aumentam a compra de aparelhos. Trocar todos esses aparelhos, ou mesmo adaptá-los à nova tecnologia irá levar muito tempo. Além disso, ensinar as pessoas, acostumadas com os televisores antigos, a mexer com os novos aparelhos, também não será fácil”, explica.
Para ela, a principal mudança será na qualidade da medição dos índices de audiência. “Atualmente, as emissoras produzem em maior quantidade os programas que dão mais audiência. A partir do momento que a interação com a televisão e os programas for maior, o espectador deixará de ficar preso aos horários. Poderá gravar o programa que preferir independente do horário, e assistir nos momentos que puder. Infelizmente, a chamada ‘alfabetização televisiva’ nos ensinou a gostar dos programas que assistimos atualmente”, comenta.
A professora diz que se a população pretende mudar a programação da televisão, precisa se conscientizar do poder que tem, mesmo antes da chegada da televisão digital. “O simples gesto de desligar a televisão quando algum programa que lhe desagrade estiver sendo exibido, pode influenciar o processo de comunicação. Se a pessoa não gosta de novela, mas mesmo assim assiste, por falta de opção, garante que esse programa continue no ar”, afirma.
Entre as principais diferenças que o telespectador da televisão digital irá perceber, estão a melhora significativa na qualidade da imagem, a sensação de profundidade muito maior às cenas e mobilidade permitida. Segundo especialistas, será possível assistir aos programas em aparelhos de mão e até mesmo telefones celulares. Para receber o sinal da televisão digital, qualquer aparelho pode ser utilizado, desde que acoplado a um receptor digital.
(Fonte: Nota 10- Notícias de Educação)

Um comentário:

Sindy disse...

Elis
Estou fazendo um trabalho sobre TV Digital e seu post apareceu na hora certa!
Vou usá-lo como referência!
Bjks
Sintian
http://bloguinfo.blogspot.com/